top of page
Buscar

Terapia de Família e Casal

  • laisbestetti
  • 2 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de fev. de 2025

A psicoterapia de família e casal é uma forma especializada de terapia que foca nas relações entre os membros de uma família ou entre um casal. Enquanto a terapia individual tende a se concentrar nas experiências individuais de uma pessoa, a terapia familiar e de casal considera o sistema familiar como um todo, entendendo que as relações e interações entre os membros da família têm um impacto significativo no bem-estar de cada indivíduo De mesmo modo, cada indivíduo afeta a família ou casal também. Sendo assim, o que será investigado não é uma queixa em um indíviduo ou sobre um dos membros separadamente, mas sim como está o vínculo entre os membros de uma família ou casal, assim como o modo como um dos indivíduos pode estar afetando este vínculo, e vice-versa.


Nesse tipo de terapia, o terapeuta trabalha com todos os membros da família ou do casal para explorar questões, resolver conflitos e melhorar a comunicação. Alguns exemplos de pontos comuns nesse tipo de terapia são os padrões de relacionamento ou as dificuldades de comunicação dentro da família ou do relacionamento.


Durante as sessões, os membros da família ou do casal são encorajados a falar sobre seus sentimentos, pensamentos e preocupações, visando ampliar a abertura, comunicação e honestidade entre os membros sobre como cada um realmente se sente, sobre o que incomoda, o que consideram positivo, etc. Assim, o terapeuta terá como objetivo facilitar o diálogo construtivo, e ajudar os membros daquela família ou casal a entenderem as visões uns dos outros. Gradualmente, isso pode ajudá-los a encontrar maneiras ​​de lidar com os desafios que enfrentam. Além disso, ter um espaço terapêutico para realizar isso tudo pode ajudar os membros a perceberem sentimentos, sejam eles incômodos ou sentimentos positivos, que talvez não estivessem se atentando antes. Poder percebê-los poderá ajudar na tentativa de harmonizar ou elaborar possíveis queixas ou desconfortos da família ou casal.


A psicoterapia de família e casal costuma ser buscada para tentar ajudar em uma ampla variedade de questões, como conflitos entre um casal, problemas de comunicação, mudanças familiares, como divórcio ou mudanças na estrutura familiar, questões quanto à parentalidade, problemas de comportamento em crianças e adolescentes, entre outros. Além disso, essa modalidade de terapia também pode fortalecer os laços familiares, se puder contribuir na compreensão mútua entre os membros, assim como pensar formas de comunicação eficazes, o que pode melhorar a qualidade dos relacionamentos a longo prazo.


Em resumo, a psicoterapia de família e casal é uma abordagem importante para lidar com questões familiares e de relacionamento. Ela pode ser uma forma de perceber a importância das relações entre os membros da família ou casal, tentando ajudar a pensar como essas relações estão sendo na visão e sentimentos de cada um. Ela pode ajudar na medida em que tenta disponibilizar um espaço para elaborar questões entre os membros, o que pode ajudar no bem-estar de uma família ou casal.



Psicóloga Laís Maria Busatto Bestetti - CRP 06/159382


Fonte:

Trachtenberg, A R.; Piva, A; Kopitteke, C.; Zimpek, D.; Soares, G. F; Ferreira, P. P.; Korbes, J.; Avritchir R.; e Pereira de Mello, V. H. Por que Psicanálise Vincular?. Porto Alegre: Criação Humana, 2018.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page